Contra violência, Pará investe em ações que integram segurança e cidadania
Programa Territórios pela Paz ajudou a reduzir a criminalidade em mais de 90% em alguns bairros de Belém e em municípios do interior
Em meio à onda de crimes no Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, algumas unidades da federação têm conseguido reduzir índices de criminalidade por meio de projetos que integram ações de segurança e cidadania.
É o caso do Pará, que implantou o programa Territórios pela Paz (TerPaz) em áreas de maior vulnerabilidade no estado.
Com ações intersetoriais de 37 secretarias e outros órgãos públicos, o projeto leva diversos serviços a territórios que, antes, eram conhecidos pela violência.
“A ideia é fazer o que nós chamamos de choque operacional, a presença de polícia nas ruas, para que nós pudéssemos de fato permitir a chegada dos serviços públicos. E primeiramente foram escolhidos os bairros de início justamente pela dificuldade de acesso da polícia pela falta de contato com a população”, explica o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Atualmente, nove espaços, chamados de Usinas da Paz, estão em funcionamento em Belém e em municípios do interior. Outros 23 estão em construção nos principais centros urbanos do estado. E até o fim da atual gestão a meta é de que, pelo menos, 40 Usinas estejam em atividade.
“Nós costumamos dizer: segurança pública não se faz sem polícia. Porém, segurança pública é inimaginável somente com polícia. Tem que ter algo transversal, e essa é a ideia”, diz o secretário.
Nas Usinas são disponibilizados mais de 70 serviços intersetoriais. Tudo de graça, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e ensino profissionalizante.
A estrutura também conta com áreas para atividades esportivas, como campo de futebol, quadra de areia, espaço para artes marciais (dojô) e atividades culturais, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros direcionados à comunidade.
Desde 2019, as Usinas da Paz realizaram mais de 1,7 milhão de atendimentos.
Resultados
Nas áreas onde as Usinas estão em funcionamento, a criminalidade diminuiu significativamente, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará.
Se comparado agosto de 2018 ao mesmo período em 2023, os crimes violentos letais intencionais, que inclui homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, diminuíram 93% na região de Benguí, em Belém. Em outro bairro, Cabanagem, a redução foi ainda maior: de 94%.
Os dados são positivos também nas unidades do interior do estado. Em Paraupebas, os roubos caíram 70% em cinco anos. Na cidade de Marituba, na região metropolitana, os roubos diminuíram 86%.