Contra aglomerações, prefeitura do Rio reboca 714 veículos na orla da praia
Novas medidas entraram em vigor na cidade para tentar diminuir a contaminação pelo novo coronavírus
Apesar da proibição de estacionamento na orla da praia no Rio de Janeiro para evitar aglomerações, o fim de semana foi marcado pelo desrespeito ao decreto municipal.
De acordo com a Prefeitura do Rio, no sábado (12) e no domingo (13) 714 veículos foram rebocados no trecho entre o Leme e o Pontal. Ao todo, foram aplicadas 578 multas, sendo a maioria (250 multas) por parada em local proibido.
Leia também:
Irmãs morrem com Covid-19 com menos de um dia de diferença em Minas Gerais
Cidade mineira tem 1ºs casos, e Covid-19 chega a todos os municípios do Brasil
‘Brasil pode ter a mesma organização dos EUA’, diz coordenador de estudo
A Vigilância Sanitária fez 24 inspeções na cidade neste fim de semana e aplicou 14 infrações. A maioria das multas em decorrência de aglomerações.
Houve fiscalização também na atividade exercida pelos ambulantes. Dos 80 profissionais abordados, 12 foram multados e 24 orientados a saírem da via pública. Foram apreendidos mais de 34 itens entre cadeiras, mesas e bebidas alcoólicas comercializadas em garrafas de vidro, o que não é permitido pela legislação.
As novas restrições foram divulgadas pela prefeitura na última quinta (10) e não proíbem a permanência na praia.
Novas medidas em vigor:
– Mudança no início dos horários de funcionamento da indústria (a partir das 7h), dos serviços (a partir das 9h) e do comércio (a partir das 11h) para evitar aglomeração nos transportes públicos.
– Proibição de estacionamento na orla nos fins de semana e feriados. Cancelamento das áreas de lazer nas orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon e no Aterro do Flamengo aos domingos e feriados (as pistas, portanto, não serão fechadas ao trânsito de veículos).
– Proibição do uso de áreas comuns de lazer em condomínios, onde não são usadas máscaras, como saunas e piscinas.
– Permissão para shoppings e centros comerciais ficarem abertos 24 horas, para evitar aglomerações nos meios de transporte – esta última medida já havia sido anunciada na semana passada.