Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça o “carro lagarta”, enviado pela Marinha para atuar no RS

    A viatura tem capacidade de andar sobre a terra e o mar, para ajudar no resgate de pessoas e entrega de doações

    Elijonas Maiada CNN

    Brasília

    Já estão em atuação no Rio Grande do Sul os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), que a Marinha enviou para apoio por conta das enchentes no estado. Segundo o Comando da Marinha, as capacidades anfíbias e a versatilidade do carro lagarta serão fundamentais para auxiliar no resgate de pessoas e na entrega de suprimentos em áreas afetadas.

    Os carros podem transpor arrebentações de até três metros de altura e alcançar velocidades de até 13 km/h na água e 72 km/h em terra. Com autonomia de 7 horas navegando e 321 km em terra, eles contam com sistemas especiais para estabilidade e deslocamento, tornando-os altamente versáteis em diferentes ambientes.

    As viaturas têm capacidade de operar tanto em terra como na água.

    Os CLAnf são usados para aumentar a mobilidade, prover proteção blindada e ampliar a capacidade ofensiva das tropas embarcadas, por meio do emprego dos armamentos orgânicos das viaturas, possui uma quantidade de equipamentos rádio suficiente para operar um Centro de Operações de Combate (COC).

    A viatura é equipada com um guincho de 17 toneladas, um guindaste de 2,9 toneladas, um compressor de ar, um gerador de corrente alternada, um equipamento de solda e diversas ferramentas especiais.

    No ano de 1986, a Marinha do Brasil adquiriu 12 Assault Amphibian Vehicle (AAV7A1), que desembarcaram no Píer da Praça Mauá e, ao serem incorporados ao acervo do Corpo de Fuzileiros Navais, foram rebatizados de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf). Do total de veículos, de 1ª geração, 10 CLAnf eram para o Transporte de Pessoal, 01 CLAnf Comando e 01 CLAnf Socorro.

    Ao todo, a Marinha do Brasil tem 49 atualmente carros lagarta para essas situações.