Com horário parcial, comércio de BH poderá reabrir nesta quinta-feira
Segundo a prefeitura, 93% dos estabelecimentos estarão autorizados a funcionar
As atividades comerciais voltam nesta quinta-feira (6), em Belo Horizonte. A prefeitura da cidade informou em coletiva de imprensa que a queda da velocidade da transmissão do novo coronavírus e da procura por leitos hospitalares permitiram a retomada parcial das atividades comerciais.
O programa de flexibilização tem três fases. A primeira começa nesta quinta (6) e vai até sábado (8), contemplando o comércio de rua, shoppings, salões de beleza, galerias e atividades drive-in.
Cada estabelecimento tem um horário determinado de funcionamento estabelecido pela prefeitura, seguindo as medidas sanitárias para segurança e proteção de clientes e funcionários.
Já na próxima semana, os estabelecimentos poderão funcionar por mais um dia: de quarta a sábado, também em horários predefinidos.
Leia também:
Guarda Municipal da prefeitura de Belo Horizonte agride clientes de bar
Multa para quem não usar máscara em Belo Horizonte começa a valer nesta terça
Desde o dia 29 de junho, apenas as atividades essenciais estavam funcionando na cidade, que antes chegou a ter duas fases de reabertura gradual, sendo a primeira no dia 25 de maio e a segunda fase no dia 8 de junho.
Na época, foi permitida a reabertura de shoppings populares, lojas de bebidas, artigos esportivos e floriculturas. No entanto, todas foram novamente suspensas no dia 29 de junho por conta do aumento dos números relacionados ao novo coronavírus.
Por outro lado, bares, restaurantes, shoppings e academias, continuam fechados desde o dia 18 de março, quando foram decretadas as primeiras restrições e fechamentos de estabelecimentos.
Segundo a prefeitura, 93% das empresas receberam a permissão de reabertura, conforme protocolo e medidas determinadas.
A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), entidade de classe que representa os setores de serviço e comércios de Belo Horizonte, afirmou que, se a prefeitura de Belo Horizonte tivesse cumprido a promessa de aumentar a disponibilidade de leitos públicos, o comércio já estaria aberto há muito tempo, evitando a “quebradeira” de milhares de negócios e o desemprego de milhares de trabalhadores.
Números
Na cidade, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes infectados com a covid-19 está em 84%. Já foram contabilizadas contabiliza 605 mortes pela doença e há 22.411 casos confirmados segundo o último boletim divulgado pela prefeitura.
Abaixo, o esquema de reabertura de atividades não essenciais da fase 1 a partir desta quinta:
Primeira semana da fase 1 (6 a 8 de agosto):
– Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias. De quinta a sábado, entre 11h e 19h.
– Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista (incluindo vestuário). Quinta a sábado, entre 11h e 19h.
– Cabelereiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.
– Shopping centers, centros de comércio e galerias: quinta a sábado, entre 12h e 20h.
– Atividades na modalidade drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h.