Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Defesa Civil alerta para alto risco de deslizamento em Petrópolis

    Fortes temporais podem se estender para a noite e madrugada de segunda-feira (21)

    Douglas Portoda CNN , em São Paulo

    A Defesa Civil do Rio de Janeiro alertou, neste domingo (20), para o alto risco de deslizamentos no primeiro distrito de Petrópolis, na Região Serrana do estado.

    Até o momento, foram registradas 42 ocorrências, a maior parte delas por deslizamentos seguidos por alagamentos. Os maiores registros de chuvas foram nas regiões de São Sebastião com 371,2 milímetros, no Dr. Thouzet, com 314,8; e em  Vila Felipe, com 307 milímetros nas últimas 12 horas.

    Segundo a previsão, os fortes temporais podem se estender para a noite e madrugada de segunda-feira (21). Novos alertas podem ser disparados a qualquer momento.

    A Secretaria de Assistência Social atua no atendimento de 149 pessoas, que estão acolhidas em quatro pontos de apoio no Morin, Vila Felipe, Sargento Boening, Alto da Serra, São Sebastião, Amazonas, Independência e Quitandinha.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, até às 17h30, a corporação tinha sido acionada para cinco ocorrências na cidade, entre elas uma ameaça de deslizamento na Rua 24 de maio, sem vítimas, e salvamento de pessoas ilhadas.

    É enviado gratuitamente pela Defesa Civil, por celular, alertas de risco de chuvas fortes, tempestades de raios, ventanias, deslizamentos e inundações. “O serviço é uma importante ferramenta na prevenção de tragédias e está disponível para toda a população. Para se cadastrar é preciso mandar um SMS com o número do CEP de interesse para 40199”, orientou a pasta.

    A orientação dada pela entidade é para que as pessoas não tentem atravessar vias que estejam com grande volume de água, bem como os moradores de áreas de risco vão para locais seguros.

    Em caso de emergência, a população deve ligar para os números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil), que tem 19 pontos de apoio estruturados nas localidades para acolher quem precisar deixar suas residências.

    (*Com informações da Agência Brasil)

     

    Tópicos