Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com frio intenso, entidades realizam campanha do agasalho; saiba como e onde doar

    Arrecadação, que visa ajudar população vulnerável por conta das baixas temperaturas, é feita em diversas capitais

    Na foto, pessoas se protegem do frio com muito agasalho na zona oeste da capital paulista.
    Na foto, pessoas se protegem do frio com muito agasalho na zona oeste da capital paulista. 19/05/2022 - Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Ingrid Oliveirada CNN

    em São Paulo

    As baixas temperaturas no Sul e Sudeste devem continuar até a próxima semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    Algumas capitais registraram, nesta quinta-feira (19), termômetros abaixo dos 10ºC, como Belo Horizonte: 4,4ºC, Brasília: 4,9ºC, Goiânia: 5,6ºC, Curitiba: 6,6ºC, Campo Grande: 7,1ºC, e São Paulo: 7,1ºC. O Distrito Federal teve a manhã mais fria da história, com temperatura na casa de 1,4ºC.

    Apesar de a massa de ar polar começar a perder intensidade, os próximos dias ainda devem ser gelados na Grande São Paulo.

    Na sexta-feira (20), alguns regiões devem apresentar mais uma madrugada gelada, com formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 9°C.

    No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens, mas a sensação de frio persiste com máximas que não devem superar os 17°C. No final do dia a nebulosidade aumenta um pouco com a chegada da brisa marítima, entretanto não há condições de chuva. No sábado (21) o sol volta a predominar e ajuda a diminuir um pouco a sensação de frio no decorrer do dia.

    Já no Rio de Janeiro, a manhã de sexta-feira deve começar gelada, com muitas nuvens e com possibilidade de chuva isolada. A temperatura não deve passar de 25°C, segundo o Inmet. No sábado, a mínima na capital estará em torno de 13ºC.

    Com todo esse frio, acende o alerta para as campanhas de doação de agasalho em diversas regiões. Saiba como ajudar:

    Como ajudar:

    São Paulo

    O governo de São Paulo lançou a campanha “Inverno Solidário”, para a arrecadação de cobertores em qualquer um dos postos espalhados por toda capital paulista, além de pontos na região metropolitana.

    As doações recebidas serão destinadas para moradores de rua e entidades sociais, entre elas, hospitais e centros de acolhida em todos os 645 municípios do estado.

    • Pontos da CPTM;
    • Terminais de ônibus EMTU;
    • Estações de Metrô;
    • Poupatempo;
    • Secretaria da Fazenda.

    Confira a lista de endereços neste link.

    Exército de salvação SP

    O Exército de Salvação é uma organização cristã internacional, com sede em Londres, Inglaterra. A instituição, sem fins lucrativos, está arrecadando roupas calçados e cobertores para distribuir para pessoas em situação de vulnerabiilidade durante o frio.

    • Centro de São Paulo;
    • Diadema;
    • Mauá;
    • Guarulhos;
    • Mogi das Cruzes;
    • Osasco e outros pontos da reigão metropolitana.

    Confira neste link onde as coletas podem ser feitas.

    A prefeitura da capital paulista conta com a Operação Baixas Temperaturas, que visa abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade no frio. As Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social conta com uma rede de acolhimento regular com 116 vagas para pernoite e 2.138 em hotéis. E ampliou para mais 2.000 vagas para abrigar as esses indivíduos.

    Rio de Janeiro

    A campanha do agasalho no Rio chegou com um mês de antecedência por conta das baixas temperaturas. Para ampliar o atendimento à população em situação de rua neste período de frio intenso, a Secretaria Municipal de Assistência Social da capital está rocolhendo as doaçãoes em três pontos, que vão funcionar durante todo o dia para acolher e encaminhar pessoas a abrigos municipais.

    Atualmente são 2.600 vagas nas redes pública e conveniada. O número varia diariamente, de acordo com a demanda que vem das ruas, disse a prefeitura. A previsão é que sejam criadas mais 166 vagas. Veja onde doar:

    • Maria Lina de Castro Lima, no Flamengo;
    • Zilda Arns Neumann, em Campo Grande;
    • Centro Pop Bárbara Calazans, na região central.

    Instituto Lar

    • Rua do Senado, 200 – sobreloja (quarta a sábado das 9h às 16 h)
    • Através deste link.

    Paraná

    As arrecadações da prefeitura de Curitiba acontecem por meio da Fundação de Ação Social (Fas). A prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua com a orientação de que, caso avistem alguém nessas consições, entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156.

    Rio Grande do Sul

    A prefeitura de Porto Alegre, por meio do projeto POA Que Cuida já iniciou a campanha do agasalho 2022, chamada POA Que Doa. A ação não se limita aos meses de inverno. Veja onde doar.

    • Paço Municipal – Praça Montevideo,10 – Centro Histórico;
    • Shopping Praia de Belas — Av. Praia de Belas, 1181 – Praia de Belas;
    • Barra Shopping Sul — Av. Diário de Notícias, 300 — Cristal;
    • Ginásio Tesourinha — Av. Erico Veríssimo, s/n — Menino Deus;
    • Mercado Público de Porto Alegre – Largo Jorn.

    A lista da prefeitura inclui ainda mais 13 locais espalhados pela capital. Saiba onde doar.