Com fortes chuvas, Rio suspende prova da Faetec e cancela ensaio na Sapucaí
Processos seletivos Acadêmico Bolsista e Projeto Acolher também foram adiados; duas pessoas estão desaparecidas
Após as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro desde a noite do último sábado (13), o governo do estado suspendeu o processo seletivo para ingresso na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), cuja prova aconteceria neste domingo (14).
O anúncio foi feito pelo governo estadual por meio das redes sociais. Ainda não foi definida uma nova data para que a prova seja realizada.
A prefeitura do Rio também adiou as provas dos processos seletivos Acadêmico Bolsista e Projeto Acolher, que ocorreriam neste domingo. Ainda não há nova data.
⚠️ As provas dos processos seletivos Acadêmico Bolsista e Projeto Acolher, que aconteceriam neste domingo (14/01), foram adiadas devido às chuvas que atingiram a cidade do Rio nas últimas 24 horas.
Novas datas para realização das provas serão divulgadas em breve.— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) January 14, 2024
O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), determinou à Liga das Escolas de Samba (Liesa) que cancele o ensaio técnico das agremiações, que estava programado para hoje na Marquês de Sapucaí.
Em entrevista à CNN na manhã deste domingo, Paes reiterou o pedido que já havia feito por meio das suas redes sociais, par que os moradores das áreas mais afetadas pela chuva –em especial da zona norte– evitem sair de casa sem necessidade ao longo do dia.
“Quando as pessoas se deslocam, com várias ruas alagadas, se colocam em risco e atrapalham a circulação dos órgãos públicos que estão nas ruas para minimizar os impactos e os problemas. Então a gente pede que as pessoas evitem se deslocar”, disse.
Gravidade da situação
A cidade do Rio de Janeiro está em estágio de risco na escala 4, entre 5 existentes. Ou seja, é o penúltimo grau mais grave de perigo. Duas pessoas estão desaparecidas no município.
O prefeito informa que a região mais afetada foi a zona norte, em bairros como Jardim América, Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Irajá e Pavuna.
“Nós tivemos problemas muito graves no hospital de Acari, que ficou sem energia, mas já foi restabelecida. A Avenida Brasil também está com problemas: enquanto a bacia do Rio Acari não baixar o nível a gente continua com esses problemas”, explicou o prefeito.
Outras cidades afetadas
O governo do Rio informa que outras cidades, especialmente na Baixada Fluminense, também foram afetadas pelos temporais, como São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias. O governo anunciou que está tomando medidas assistenciais para minimizar os impactos à população.
Em Nova Iguaçu, frequentadores de um shopping ficaram presos dentro do estabelecimento comercial em razão da enchente no entorno.
Em Maricá, a cerca de 60 quilômetros da capital, foi adiada a prova do concurso para seleção de servidores para a Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar). Ainda não há nova data.
(Publicado por Fábio Munhoz)