Com avanço da Covid-19, Limeira (SP) decreta lockdown por dois fins de semana
A partir de quarta (22) e até 2 de agosto, a comercialização de bebidas alcoólicas também será proibida na cidade no período das 18h às 8h
O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), decretou nesta terça-feira (21) lockdown no município nos dois próximos finais de semana. Segundo Botion, a aceleração dos casos de coronavírus e a alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI motivaram a decisão.
O lockdown (isolamento total) valerá para os dias 25 e 26 de julho e 1 e 2 de agosto. Nesses dias, atividades comerciais e industriais serão proibidas, com exceção da venda de alimentos pelo sistema de delivery, serviços de saúde, indústrias alimentícias e outros serviços essenciais.
Segundo o decreto, nos dias de lockdown, o transporte público terá apenas o fluxo de veículos necessários para o atendimento da demanda de profissionais da área de saúde.
Além disso, a partir de quarta (22) e até 2 de agosto, a comercialização de bebidas alcoólicas também será proibida na cidade no período das 18h às 8h.
Leia também:
Transferência de pacientes para SP nos deu uma ‘folga’, diz prefeito de Campinas
SP: 26% dos pacientes internados no hospital do Ibirapuera já são do interior
O prefeito afirmou que a população não está seguindo adequadamente as recomendações de distanciamento e que isto está causando a rápida disseminação do vírus no município.
“Estamos buscando aumentar ainda mais os leitos de UTI e de enfermaria, mas nesse momento, pela forma como a maioria dos limeirenses tem tratado esse assunto, nos vimos obrigados a decretar lockdown”, disse Botion.
Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, Limeira mantêm, desde junho, um índice de isolamento social de, em média, 40%. A cidade atingiu o maior índice nos últimos meses em 25 de junho, um domingo, quando chegou a 46%. Na última segunda (20/), o isolamento na cidade era de 38%.
A medida, segundo Botion, tem como objetivo diminuir a circulação das pessoas e evitar um colapso no sistema de saúde.
A prefeitura de Limeira inaugurou, em abril deste ano, uma Unidade de Referência Coronavírus (URC). A URC começou a funcionar com 16 leitos e, atualmente, tem 72.
“Estamos indo para a quinta etapa de ampliação da URC, mas as instalações físicas e o número de profissionais também têm limite”, disse o prefeito. Nesta terça (21), a taxa de ocupação da URC era de 87,2%.
Fiscais municipais, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil participarão da fiscalização do cumprimento das medidas de isolamento social e de restrições do comércio. “A fiscalização vai continuar com bastante rigidez”, afirmou o prefeito.