Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Colisão de balão com avião pode causar pane completa em motor, diz especialista

    Houve a queda de um balão no aeroporto de Guarulhos, neste domingo (20), próximo a uma aeronave da Gol que estava em processo de embarque

    Douglas Portoda CNN , em São Paulo

    O especialista em segurança aérea Lito Sousa declarou, neste domingo (20), em entrevista à CNN, que a colisão de um balão com um avião pode causar a pane completa do motor, caso o objeto seja sugado pela unidade de força.

    Um balão caiu no pátio do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, neste domingo. O artefato foi localizado próximo a uma aeronave da Gol que estava em processo de embarque para um voo com destino a Buenos Aires, na Argentina.

    “Quando os aviões estão próximos aos aeroportos, eles ficam mais baixos porque se aproximam para pouso ou decolagem. Se ocorre a colisão com um balão desse tamanho, ele é quase metade do tamanho do avião. Um balão sendo ingerido pelo motor, vai causar uma pane completa e gerar um pouso de emergência, porque a aeronave vai ter que retornar para o aeroporto, e isso é óbvio que aumenta os riscos para todo mundo”, afirmou Lito.

    Segundo o especialista, o custo operacional para uma empresa aérea no caso de perder um motor por colisão com um balão, é da ordem de US$ 6 a 10 milhões (entre R$ 30,8 e 51 milhões, na atual cotação).

    Momento da queda do balão, no aeroporto de Guarulhos, próximo a uma aeronave da Gol / Reprodução/Twitter

    Em comunicado, a Gol afirmou que as equipes de solo atuaram na retirada do balão. O incidente não deixou feridos e a aeronave não sofreu danos, sendo liberada para realizar o voo previsto.

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”544139″ title_galeria=”Curiosidades sobre a aviação comercial”/]

    Tópicos