Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Caso Rodney King: 30 Anos Depois”: documentário revela questões raciais iguais às de hoje

    Programa sobre os distúrbios ocorridos nos Estados Unidos em 1992 será exibido neste domingo (24), às 21h, pela CNN

    Da CNN Brasil

    CNN Brasil exibe neste domingo (24), às 21h, o documentário especial “Caso Rodney King: 30 Anos Depois”. No programa, o comentarista político da CNN norte-americana Van Jones vai destacar como as questões raciais de hoje são assustadoramente semelhantes às que aconteceram há três décadas.

    A produção investiga como o policiamento agressivo, as instituições falidas e o racismo arraigado foram as forças motivadoras dos cinco dias de violência e destruição conhecidos como “L.A. Riots”.

    Os “L.A. Riots”, também conhecidos como Los Angeles Race Riots, começaram em 29 de abril de 1992. O incidente que desencadeou o evento aconteceu depois que um júri absolveu quatro policiais de Los Angeles acusados de usar força excessiva ao espancar Rodney King durante uma prisão.

     

    Incêndios, saques e ataques transformaram Los Angeles, nos Estados Unidos, em uma cidade quase sem lei e imersa no caos, com dezenas de pessoas mortas no primeiro dia de manifestações. Após seis dias de protestos, o balanço foi de 55 mortos, cerca de 2.000 feridos e mais de US$ 1 bilhão em prejuízos econômicos.

    A produção especial da CNN norte-americana refaz os passos da investigação e entrevista os principais nomes envolvidos. O material é uma experiência poderosa para voltar às ruas, 30 anos depois, e aprender o que mudo e, principalmente, o que não mudou.

    Tópicos