Claudia Costin: Momento não é oportuno para discutir mensalidade no ensino público
Especialista CNN em educação comentou sobre a PEC 206/19, que propõe cobrança de mensalidade no ensino superior público e deve ser levada para audiência pública
A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (24), um requerimento de audiência pública para discutir a PEC 206/19, que propõe a cobrança de mensalidade nas universidades públicas. A Especialista CNN em educação Claudia Costin disse que vê a proposta com tristeza.
Durante a maior crise que a educação já viveu no Brasil, nós esperávamos que surgissem propostas de melhoria do ensino. E surgiram duas propostas como homeschooling e a cobrança de mensalidade no ensino superior público, que não contribuem em nada
Claudia Costin, Especialista CNN
Costin falou que o problema não está na medida em si, já que vários países cobram por seu ensino público sem que isso tenha prejudicado o sistema de ensino deles. “Mas esse não é um momento oportuno para discutir isso”, afirmou.
De acordo com a Especialista CNN, o Brasil é um país muito desigual e essa situação foi apenas agravada pela pandemia.
“A classe média também foi muito afetada, muitos jovens saíram do ensino superior para se dedicar exclusivamente ao trabalho”, disse a especialista.
Para Costin, neste contexto, pensar em cobrar mensalidade no ensino superior público evidencia mais uma forma de exclusão, mesmo que a proposta foque em quem conseguiria pagar.
Veja mais no vídeo acima.