Claudia Costin: MEC de Milton Ribeiro não tinha “apetite” para gerir educação
A Especialista CNN pediu reformas que blindem o FNDE de casos de corrupção
A Especialista CNN em educação Claudia Costin afirmou, nesta quarta-feira (22), que a prisão preventiva de Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, mostra que na pasta “não havia nenhum apetite para gerir a política educacional” durante a gestão dele.
“Há dois anos letivos praticamente inteiros de escolas fechadas. As crianças não se alfabetizaram, tiveram dificuldades das mais variadas, e o MEC teria tido, no período Milton Ribeiro, muito a fazer”, disse a Especialista CNN.
Ribeiro foi preso nesta quarta-feira, em meio a investigações que apuram se ele, enquanto comandava a pasta, praticou tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Segundo Costin, o FNDE é “fundamental” na estrutura do Ministério da Educação, atuando na distribuição de livros didáticos para escolas públicas e apoiando na construção de creches em municípios mais pobres, por exemplo.
Para a Especialista CNN, será preciso “rever o modelo de operação do FNDE no futuro”, para garantir que não ocorram casos de corrupção no órgão.
“É muito tentador para políticos fisiologistas esse tipo de ‘taxa paga’ para agilizar recursos (do fundo)”, disse Costin.
Veja mais no vídeo acima.