Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Claudia Costin: As pessoas se viram isoladas pela pandemia e pensaram em ler

    Especialista CNN em educação falou sobre a alta no número de brasileiros que têm como hábito a leitura

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, quase 5,5 milhões de livros foram vendidos no Brasil. Além disso, mais de 600 mil pessoas compareceram à Bienal do Livro de São Paulo no último final de semana. A Especialista CNN em educação Claudia Costin comentou como o hábito de leitura cresceu entre os brasileiros durante a pandemia.

    Costin apontou que, entre 2015 e 2019, houve uma certa queda no percentual de leitores brasileiros. No entanto, a queda se mostrou mais acentuada na classe média alta da região Sudeste.

    “Tem aumentado o percentual de leitores em populações que não liam antes. Parte disso vem de iniciativas tomadas pelos sistemas de educação”, disse a Especialista CNN.

    Mesmo que, segundo a Especialista CNN, o número de bibliotecas e salas de leitura ainda sejam insuficientes, Costin vê avanços, como a ampliação do acervo das bibliotecas e a distribuição de vouchers para professores e alunos que foram à Bienal.

    Segundo a Especialista CNN, o período de isolamento da pandemia também influenciou. “As pessoas se viram isoladas e pensaram em ler. Ainda não é no volume que nós gostaríamos, mas há uma tendência positiva a se acompanhar.”

    Veja mais no vídeo acima.