Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cinco capitais fazem campanha de imunização contra a Covid-19 em escolas

    Ações são realizadas para acelerar cobertura vacinal de adolescentes; em São Paulo, imunização em colégios começa nesta quinta-feira

    Victória CócoloBianca Camargoda CNN , em São Paulo

    Cinco capitais brasileiras estão realizando ações de busca ativa de adolescentes para aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19 na faixa etária dos 12 aos 17 anos. As informações foram levantadas junto as secretarias de Saúde dos municípios.

    A prefeitura de São Paulo anunciou nesta semana que ampliará a campanha de imunização em escolas públicas, com data de início marcado para esta quinta-feira (24). Sobretudo para aplicação de segundas doses nos jovens que já podem receber a D2, mas ainda não o fizeram.

    Além da capital paulista, Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Natal (RN) realizam ações semelhantes percorrendo colégios da rede pública para vacinar este público. Campo Grande (MS) afirma estudar estratégias para a ampliação da cobertura em todos os públicos, inclusive em adolescentes.

    Entre as 10 cidades que responderam às questões da CNN, três disseram que possuem adolescentes que já poderiam ter se vacinado, mas ainda não foram receber a segunda dose. Em São Paulo o número estimado é de 561.746, em Vitória 19 pessoas e em Recife 29.

    Florianópolis, Curitiba e Cuiabá informaram que não há pessoas da faixa etária que excederam o prazo da D1. Belo Horizonte não divulga os dados por idade. As outras capitais não retornaram ou não conseguiram apurar os dados até a publicação desta matéria.

    De acordo com os dados do LocalizaSUS, plataforma do Governo Federal, mais de 13,5 milhões de primeiras doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em pessoas com idades entre 12 e 17 anos. O número de D2 é de cerca de 16,5 milhões.

    Vacinação nas escolas de São Paulo

    A partir desta quinta-feira (25), equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irão às escolas da rede municipal e estadual para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos de idade.

    É necessário que pais e responsáveis assinem um documento autorizando a imunização. O modelo será levado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos colégios.

    A ação acontecerá nos dias definidos com a unidade escolar, para que os pais possam se organizar e enviar a autorização.

    Na capital paulista, foram aplicadas até esta terça-feira (23) 893.268 primeiras doses, representando uma cobertura vacinal de 105,8%. Também foram aplicadas 338.553 segundas doses nesse público, representando 40,1% de adolescentes vacinados com a segunda dose.

    Tópicos