Cidades do norte de Minas Gerais registram danos por fortes chuvas
Apesar dos alagamentos e de ao menos mil desalojados na região, não houve vítimas fatais dos temporais
As chuvas que devastaram o sul da Bahia nas últimas semanas também geraram danos no norte de Minas Gerais.
Ao menos 1134 desalojados e 58 desabrigados em três municípios da região foram registrados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além de alagamentos e desabamentos de casas nos locais monitorados.
A cidade de Salinas decretou situação de emergência em virtude da inundação e alagamento de vários bairros da cidade. Um asilo precisou ser esvaziado em decorrência dos alagamentos, o que fez com que trinta e oito idosos precisassem ser realocados em um dos abrigos montados pela Prefeitura.
Salinas registrou ao menos mil pessoas desalojadas e 23 desabrigadas, além de 70 pontos comerciais e 236 residências atingidas, com um impacto total em 1181 pessoas.
Rio Pardo de Minas e Porteirinha sofrem também com a cheia dos rios que cortam os municípios, com dificuldades no acesso às zonas rurais.
Na cidade de Montes Claros, os Bombeiros afirmam que é realizada uma vistoria na barragem de “Vai quem pode”, também monitorada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e pela Defesa Civil.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o foco prioritário agora é realizar o resgate de ilhados e enfermos em decorrência das chuvas, bem como atuar na logística de apoio humanitário para viabilizar entrega de donativos.