Cidades do Maranhão iniciam 1º lockdown do país e mais da tarde de 5 de maio
5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
O primeiro dia de lockdown na Grande São Luís, no Maranhão, o trânsito em São Paulo causado pelos bloqueios de vias para isolamento e o anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o desenvolvimento de potenciais vacinas para a COVID-19 estão entre os principais assuntos do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 5 de maio de 2020.
Lockdown
Começou nesta terça, em São Luís e cidades da região metropolitana, o bloqueio total de atividades não essenciais para conter o avanço do novo coronavírus. Este é o primeiro lockdown do país. O Rio de Janeiro, segundo estado mais atingido pela COVID-19, pode ser o próximo a adotar a medida.
Bloqueios
A Prefeitura de São Paulo continua tentando fazer com que as pessoas não saiam de casa sem que haja necessidade. Os bloqueios nas ruas e avenidas provocaram 62 km de lentidão na manhã desta terça-feira. A tentativa é atingir 70% na taxa de isolamento. O estado tem mais de 32 mil casos da COVID-19 e 2,6 mil mortes.
Funarte
O maestro Dante Henrique Mantovani voltou para a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Mantovani, que havia sido exonerado no mesmo dia em que a atriz Regina Duarte assumiu a Secretaria Especial da Cultura, retornou ao cargo nesta terça.
Índia
O governo indiano está preparando um megaplano para evacuar cidadãos que estão em 13 países. Só na região do Golfo, a Índia recebeu cerca de 200 mil registros de repatriação. Na primeira semana, serão dez voos por dia levando quase 15 mil pessoas de volta pra casa.
Vacinas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que 108 potenciais vacinas contra a COVID-19 estão em desenvolvimento em todo o mundo, sendo que oito delas foram aprovadas para ensaios clínicos.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.