Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cidades do interior de São Paulo chegam a ficar dois dias sem água

    Pior crise hídrica dos últimos 91 anos faz com que medidas de racionamento sejam tomadas

    Everton Souzada CNN

    Em São Paulo

    A pior crise hídrica em 91 anos está fazendo com que várias cidades de São Paulo racionem água. A medida prejudica principalmente quem não tem caixa d’água, chegando a ficar dois dias inteiros sem abastecimento e precisando se virar para armazenar água nesse período.

    Em Franca, o rodízio vai até a próxima quinta-feira (14). Em Itu, onde a situação se arrasta há mais de três meses, há 24 horas de abastecimento e 48 horas sem água – mesmo esquema seguido por Bauru. Essas cidades afirmaram à CNN que estão recebendo um volume menor de captação, fazendo campanhas para o consumo racional do líquido.

    Na região metropolitana de São Paulo, os sistemas estão operando atualmente com uma média de 37% – mas o sistema Cantareira, por exemplo, responsável pelo abastecimento de mais de 8 milhões de pessoas – está com 29%.

    O governo estadual anunciou medidas preventivas para evitar uma crise de abastecimento no futuro, com investimentos na ordem de R$ 400 milhões, incluindo a construção de 138 poços artesianos em 120 municípios.