Cidades devem adotar medidas sanitárias no feriado de Corpus Christi
Principal objetivo é evitar o avanço da cepa originária da Índia
Com o feriado de Corpus Christi se aproximando, cidades brasileiras devem adotar medidas sanitárias para conter a chegada de turistas e a disseminação do novo coronavírus. A cepa originária da Índia no Brasil tem preocupado autoridades locais de saúde.
Na terça-feira (1º), aconteceu uma reunião com pelo menos 15 prefeitos de cidades que recebem bastante passageiros de destinos internacionais, principalmente. Eles devem procurar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para oficializar um pedido de generalização de medidas sanitárias no país. Eles pedem que o teste RT-PCR com resultado negativo seja obrigatório na hora de desembarque de um passageiro estrangeiro.
Só no Aeroporto de Congonhas, na zona Sul da capital paulista, a expectativa é que mais de 16 mil passageiros passem por lá a partir desta quinta-feira (3).
Todas as pessoas que desembarcam no aeroporto estão sendo abordadas por agentes da Secretaria Municipal da Saúde e, caso apresentem algum sintoma da Covid-19, devem fazer o teste RT-PCR para confirmar ou descartar o diagnóstico da doença.
Em São Paulo, as medidas sanitárias já começaram a ser instaladas desde a semana passada para tentar evitar a disseminação da nova variante.