Cidade fica ilhada devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Dez pacientes foram transferidos de helicóptero para fazer hemodiálise
A cidade de Candelária, na região central do estado do Rio Grande do Sul, está ilhada e completamente isolada após ficar embaixo d’água com os fortes temporais na região. O prefeito do município, Nestor Ellwanger Rim (PSB), falou à CNN nesta quinta-feira (2) por telefone, já que o sinal de internet está instável no local.
“A nossa cidade tem 99 anos de existência, é a maior enchente da história de Candelária. Estamos sem acesos a Porto Alegre, não temos acessos a nossos vizinhos, que é Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Não temos acesso à região de Santa Maria”, conta.
Na manhã desta quinta-feira, dez pessoas foram transferidas por um helicóptero do estado para a cidade de Santa Cruz, para realizar tratamento de hemodiálise. “Nós geralmente levamos essas pessoas por van, mas já tem três dias que a rodovia RSC-287 está interrompida. Arrumamos uma casa para os pacientes em Santa Cruz e uma van vai levar para fazer hemodiálise”, explica Nestor.
“Temos dois helicópteros da base área de Santa Maria para fazer resgates, tem lugares que não chegamos com botes, a água é muito alta e a correnteza muito forte”, disse o prefeito.
O chefe do executivo questiona, ainda, a demora para o repasse de verbas. “O dinheiro que o governo distribuiu não chega para fazer as coisas, deveria ser mais rápido. Tomara que o Governo Federal faça mais rápido a liberação desses recursos para as cidades do Rio Grande do Sul. As pessoas têm pressa, tem que construir casa, comprar móveis…”.