Cidade do Rio tem sensação térmica de 50,8°C, novo recorde deste verão
Marca foi registrada às 16h no medidor da estação instalada no centro de convenções Riocentro, na Barra da Tijuca
A cidade do Rio de Janeiro registrou um novo recorde de sensação térmica no ano de 2022 e neste verão. Às 16h desta terça-feira (18), a estação de monitoramento do Riocentro, na Barra da Tijuca, marcou 50,8°C. Até então, a maior sensação térmica tinha sido registrada no dia anterior, com 49,7°C no mirante de Santa Cruz.
A sensação térmica é um cálculo meteorológico que determina com variáveis aquilo que o corpo humano sente. Esse cálculo leva em consideração a temperatura do ar e a umidade relativa.
Segundo o Alerta Rio, que faz esse monitoramento, “quando a umidade relativa é elevada, a taxa de vaporização do suor produzido pelo corpo é reduzida, fazendo com que ele mantenha mais calor, do que aconteceria em uma no ar seco mais seco, por exemplo”.
A meteorologista da ClimaTempo Maria Clara Sassaki explica que essa medida pode variar muito rapidamente no verão.
“O verão de La Niña, volta e meia, tem a formação de corredores de umidade, que deixam os dias chuvosos, temperaturas mais baixas, mas quando o tempo abre, a população acaba sentindo o contraste, que são as temperaturas muito altas, sensação de calor bem diferente de uma semana para a outra, chega a fazer mais de dez graus de diferença de temperatura”, explica.
“Por enquanto, temos a situação mais crítica lá na região Sul do Brasil, que são os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que vivenciam uma onda de calor há algum tempo. Agora que o tempo abriu no Sudeste, temos também capitais, como Rio de Janeiro, registrando valores bem altos”, completa ela.
De acordo com a ClimaTempo, a cidade do Rio também registrou a maior temperatura para o ano de 2022, com 38,2°C. A marca foi aferida na estação meteorológica da Vila Militar, na zona Oeste da cidade. Até então, o recorde anterior tinha sido registrado ontem, com 36,2°C.
Em 2021, a maior temperatura foi de 40,2°C, no dia 30 de janeiro, na medição da estação da Vila Militar.
Veja o ranking das maiores sensações térmicas dos últimos anos na cidade do Rio
- 55,4°C – 25/02/2020 – Santa Cruz
- 55,0°C – 21/12/2014 – Guaratiba
- 54,9°C – 05/02/2015 – Guaratiba
- 54,8°C – 11/01/2020 – Santa Cruz
- 53,5°C – 25/02/2019 – Santa Cruz
*com informações de Tiago Tortella, da CNN