Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cidade de São Paulo não tem doses para ampliar vacinação contra dengue

    Ministério da Saúde recomendou nesta semana que municípios com doses a vencer no dia 30 de abril ampliassem a vacinação para 6 a 16 anos

    Vacina Qdenga, contra a dengue
    Vacina Qdenga, contra a dengue Arquivo - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

    Raquel Landimda CNN

    A cidade de São Paulo não tem doses suficientes para ampliar a vacinação contra a dengue. A capital recebeu 177.769 doses e tem um público alvo de 800 mil crianças entre 10 e 14 anos, conforme informações da prefeitura.

    Ou seja, a quantidade é muito inferior ao que seria necessário se todas essas crianças forem levadas por seus pais para se vacinar.

    “O ministério da Saúde não mandou sequer o necessário para atender o público alvo. O que chegou estamos aplicando, mas o ministério não cuidou disso”, disse Ricardo Nunes à CNN.

    A capital está vacinando, em média, 6 mil crianças por dia.

    O Ministério da Saúde recomendou nesta semana que municípios com doses a vencer no dia 30 de abril ampliassem a vacinação para 6 a 16 anos. No entanto, não é o caso de São Paulo. A cidade tem apenas 720 doses vencendo no dia 30 de abril. O restante expira apenas em novembro.

    Procurado, o Ministério da Saúde informou que comprou todas as vacinas disponíveis globalmente e que fez uma distribuição por critérios técnicos. Fontes do ministério ressaltam ainda que é muito importante os municípios trabalharem no combate ao mosquito porque a estratégia de vacinação não será suficiente por enquanto, por falta global de vacina.