a luta do rs
Chuvas no RS: cidade de Igrejinha entra em “alerta máximo” para enchentes
Município registrou acumulados de 64 mm em 24h, segundo o Cemaden
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou que o rio Paranhana e seus afluentes correm risco hidrológico muito alto, na altura da cidade de Igrejinha, com possibilidade de inundação gradual. O alerta foi emitido na noite deste sábado (11).
A Cemaden informa que, em um período de 24h, os acumulados de precipitação são de 64 mm no município. O documento diz também que, a atuação de áreas de instabilidade na região, pode provocar o transbordamento dos canais urbanos de Igrejinha e alagamentos em áreas de baixadas.
Na atualização do documento na manhã deste domingo (12), a previsão meteorológica indica que as chuvas devem continuar na região ao longo do dia.
O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, disse que o rio está em um volume superior em comparação a madrugada deste sábado (11). “Todos precisam ficar atentos neste momento”, alerta Horlle sobre o risco de inundação.
Chuvas no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul já registra 143 pessoas mortas e outras 125 desaparecidas desde o começo das chuvas que atingem a região, conforme dados divulgados pela Defesa Civil do Estado na manhã deste domingo (12).
Cerca de 81.170 pessoas se encontram em abrigos, enquanto 537.380 estão desalojadas. Ao todo, 446 municípios foram afetados pelas chuvas.