Chuvas fortes: estados do Nordeste têm alerta de perigo para esta semana
Em alguns locais, o acumulado pode chegar a 100 milímetros, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (6) dois alertas relacionados à chuvas em parte do Nordeste do país. Em alguns locais, o acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios.
Um dos alertas, de perigo, é válido até as 10h da próxima quarta-feira (8) e atinge, principalmente, a faixa litorânea de Sergipe, Maceió e parte de Pernambuco. As capitais Aracaju e Maceió e a região metropolitana do Recife podem ser afetadas.
Outro alerta, de perigo potencial, também é válido até as 10h do dia 8 e é mais abrangente, indo da Bahia até a divisa entre Paraíba e Rio Grande do Norte. Nesse caso, a possibilidade é de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Entre as áreas afetadas estão as regiões metropolitanas do Recife e de Salvador.
Também nesta segunda-feira, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta que indica a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na região metropolitana do Recife a partir de hoje.
A orientação para pessoas que vivem nessas áreas é, se possível, evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, e desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia em caso de tempestades.
Se houver inundações, o órgão orienta as pessoas a proteger seus pertences, especialmente documentos, em sacos plásticos.
* Sob supervisão