Chuva deixa Rio em estágio de atenção, e 32 sirenes são acionadas
Segundo meteorologista do Alerta Rio, há grande chance de chover na hora da virada do ano
A véspera do Réveillon no Rio foi marcada por muita chuva em toda a cidade. Na tarde desta quinta-feira (30), às 17h35, o município entrou em estágio de atenção, o terceiro em uma escala de cinco níveis. O motivo foi a chuva forte a muito forte, principalmente em pontos como Jacarepaguá e Recreio, na Zona Oeste da capital e Grande Méier, na Zona Norte.
Por causa do risco de deslizamentos e inundações, foram acionadas 32 sirenes em comunidades do município. Há registro de queda de árvore e pelo menos 20 bolsões d’água, deixando o trânsito lento em vários pontos. Às 18h, o congestionamento em toda a cidade chegou a 100 km, quase o dobro da média das últimas três quintas-feiras.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a capital fluminense só deixou o estágio de atenção às 21h20.
Segundo a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, o volume de chuva já era esperado e é consequência de um canal de umidade sobre a região Sudeste do Brasil.
“Esse canal mantém a umidade constante aqui no Rio e favorece a formação de núcleos de chuvas. Os núcleos mais intensos devem ocorrer hoje, além da madrugada e começo da manhã desta sexta-feira” disse à CNN.
Sobre a noite da virada na capital fluminense, Juliana avalia que há risco de chuva, mas de menor intensidade.
“Para amanhã (sexta), a gente tem previsão de chuva forte, principalmente na madrugada. Na parte da manhã de sexta, essa chuva começa a reduzir, passando a moderada. E, a partir da tarde, a chuva pode ser fraca a moderada. Então, na hora virada, a chance de estar chovendo é grande, mas sem previsão de chuva forte e apenas em alguns pontos da cidade”, concluiu.
Acumulado de chuva nesta quinta-feira (30) entre 13h30 e 20h15
Maiores acumulados em 15 minutos:
- Anchieta – 20,0 mm (16h15)
- Grajaú – 19,6 mm (18h45)
- Grande Méier – 18,6 mm (18h30)
Maiores acumulados em uma hora:
- Grajaú – 47,4 mm (19h00)
- Alto da Boa Vista – 39,0 mm (19h15)
- Anchieta – 37,6 mm (16h45)