Chuva congelante, geada e ciclone subtropical; veja como fica o tempo no Brasil
Vários estados terão quedas nas temperaturas ao longo da semana por conta de uma frente polar que se forma no Sul
Apesar de faltar pouco mais de um mês para o inverno no Brasil, o país enfrentará uma semana com frio intenso, vento forte, neve e geada. Já na segunda-feira (16), um ciclone subtropical avançou próximo ao litoral do Rio Grande do Sul, intensificando os ventos no sul e leste do estado.
As rajadas de vento devem ultrapassar os 100 km/h em algumas localidades do extremo sul gaúcho.
Com isso, a formação e deslocamento de uma frente fria, que tem origem polar, e impulsionada pelo ciclone, favorecerá a ocorrência de chuvas fortes e baixas temperaturas em vários estados, como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Temperaturas no Brasil
Nesta terça-feira (17), pelo início da manhã, a previsão é de formação de geada no norte de Santa Catarina, em grande parte do estado do Paraná e no sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul. A geada poderá ser forte no centro e sul do Paraná.
Durante o dia, a capital paulista tem previsão de chuva isolada ao amanhecer. O tempo deve se estabilizar ao logo do dia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima em São Paulo deve ser 11ºC nesta terça. Já a máxima deve chegar a 19ºC. O dia deve ser acompanhado de pancadas de chuva a partir da tarde de intensidade moderada.
O frio deve ser ainda mais intenso na quarta-feira (18), com os termômetros marcando 6ºC de mínima e a máxima não deve passar de 15ºC.
Com relação à neve no país, a maior probabilidade é que o evento ocorra entre a noite desta terça e a manhã de quarta-feira sobre os Planaltos Sul e Norte do estado, além da Serra Gaúcha, de acordo com o Inmet.
Geada
Ainda segundo o Inmet, a tendência é de que haja condições favoráveis à formação de geada na Região Sul no período entre essa terça-feira e o dia 22. Também pode haver ocorrência no sul do Mato Grosso do Sul, em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais.
Frente polar
Uma frente de ar polar é uma zona de transição ou superfície de contato entre duas massas de ar de densidades diferentes — uma fria e outra quente. Em resumo, as frentes são as ‘fronteiras’ entre massas de ar polar e massas de ar tropical.
Todas essas quedas de temperaturas no Brasil serão impulsionadas por uma frente polar e amplificadas pelo ciclone extratropical que atingirá o Sul do país — devido às fortes rajadas de vento ao longo dia, a sensação de frio pode ser ainda maior.
Chuva congelante
Somadas, essas condições podem contribuir para a ‘chuva congelante’ no Sul do país. O evento é raro no Brasil e ocorre quando há o encontro de uma frente fria e uma frente quente. Na chuva congelante, a água líquida cai e congela ao tocar alguma superfície.