Ceará suspende ponto facultativo e anuncia medidas restritivas no Carnaval
Entra medidas determinadas pelo governador Camilo Santana estão o controle de entrada de veículos em Fortaleza e o funcionamento até 15h das barracas nas praias
O governo do Ceará anunciou nesta quinta-feira (11) medidas de restrição e isolamento que estarão em vigor entre a sexta-feira (12) e a quarta-feira de cinzas (17), no período de Carnaval, para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Além de proibir festas e cancelar o ponto facultativo na segunda (15) e terça-feira (16), o governo de Camilo Santana (PT) controlará a entrada de veículos na capital Fortaleza. O deslocamento será permitido apenas em situações específicas, como em casos de saúde, moradia, trabalho e transporte de cargas.
Além disso, nesse período também ficará suspenso o transporte intermunicipal de passageiros, individual ou coletivo. Apenas o transporte metropolitano será mantido.
As barracas de praia também enfrentarão restrições: o funcionamento será autorizado apenas até 15h em todos os dias – e não apenas aos sabados e domingos. Essa medida é válida para todo o estado.
As atividades em Parques Aquáticos, já proibidas em Fortaleza e Aquiraz, também serão suspensas no restante do estado durante o Carnaval.
Por fim, o decreto assinado por Santana também recomenda aos municípios com tradição turística que “sejam feitas barreiras sanitárias e tomadas medidas mais restritivas”.
“Estamos buscando acelerar ao máximo o processo de vacinação. O número de casos continua crescendo no Ceará, bem como a ocupação dos equipamentos de saúde, e somente com medidas de prevenção poderemos superar mais este momento difícil da pandemia”, afirmou Santana em nota divulgada no site do governo.