Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carnaval: Rio mantém cobrança do passaporte da vacina e descarta desfile de blocos de rua

    Nesta quinta-feira (18/04), a prefeitura deu detalhes sobre o desfile das escolas de samba, adiado para o feriado de Tiradentes

    Cleber Rodriguesda CNN

    Rio de Janeiro

    Quem quiser acompanhar os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, vai ter que apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Após adiar os eventos para o feriado de Tiradentes por causa da pandemia, a prefeitura confirmou que o passaporte será exigido para o ingresso nos locais de desfiles, como a Marquês de Sapucaí.

    Além do sambódromo, onde desfilam as escolas de samba da Série Ouro (20 e 21) e a escolas do Grupo Especial (22 e 23), o documento também será cobrado para o ingresso no Terreirão do Samba,  no centro, e para quem for assistir aos desfiles na Intendente Magalhães, na zona norte.

    “Durante os ensaios técnicos, a Liesa [Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro] já vinha cobrando o passaporte vacinal e funcionou muito bem. A gente espera que também funcione durante os desfiles”, disse Rodrigo Prado, secretário municipal de Saúde.

    Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (18), representantes do poder público municipal também afirmaram que os desfiles de blocos de rua não estão autorizados, e que a fiscalização será feita por agentes, além do monitoramento pelas câmeras do Centro de Operações do Rio (COR).

    “Os blocos tradicionais já manifestaram que não vão desfilar nas ruas. A Ordem Pública vai estar focada no funcionamento da cidade, na fluidez do trânsito, na prevenção a tumultos(…) As pessoas não têm uma proibição para estarem nas ruas mas, eventualmente, se houver necessidade, nós temos as equipes no COR e nas ruas para fazer com que a cidade funcione com toda tranquilidade”, afirmou Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública.

    Por evitar maiores transtornos no trânsito, o município decretou ponto facultativo na quarta-feira (20) e na sexta-feira (22), e recomendou que os motoristas evitem o entorno do Marquês de Sapucaí nesses dias.

    A partir de segunda-feira (18/04), haverá deslocamento dos carros alegóricos e, conforme a previsão, deve haver impactos na região no entorno da Rodoviária Novo Rio, além da Avenida Brasil.

    Metrô 24h

    A partir das 5h da próxima quarta (20), o serviço do Metrô vai operar de forma ininterrupta até às 23h de domingo (24). Já nos desfiles das campeãs (30), o serviço será sem interrupção a partir das 5h do dia 30 (sábado) até às 23h do dia 1 (domingo).