Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    GCM usa balas de borracha e spray de pimenta para dispersar bloco em SP

    Confusão ocorreu após o término de um bloco na Barra Funda; corporação diz que agentes da prefeitura foram atacados durante operação contra comércio irregular

    Confusão ocorreu na dispersão de um bloco na Barra Funda
    Confusão ocorreu na dispersão de um bloco na Barra Funda Reprodução/redes sociais

    Da CNN

    A dispersão de um bloco de Carnaval na zona oeste de São Paulo terminou em confusão na tarde do último domingo (11). Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) utilizaram balas de borracha e sprays de pimenta para encerrar a festa e liberar a via.

    Um dos foliões que estavam no local relatou em uma rede social que a confusão ocorreu por volta das 17h, na saída do bloco Pratododia. O internauta publicou um vídeo que mostra frequentadores do bloco feridos após serem atingidos por tiros de bala de borracha.

    Segundo o relato, uma mulher foi atingida no pé por uma bala de borracha “depois de ver outra mulher levando spray de pimenta na cara”.

    A concentração do bloco foi na rua Barra Funda e o desfile seguiu até a praça Olavo Bilac.

    O que diz a GCM

    Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana diz que agentes da GCM faziam a proteção a uma equipe da prefeitura que realizava uma operação contra o comércio ambulante irregular.

    “No momento em que eram realizadas apreensões, diversas pessoas partiram em direção aos agentes”, diz a pasta. Segundo a secretaria, “houve a necessidade do emprego de equipamentos de menor potencial ofensivo”.

    A pasta diz ainda que um GCM foi ferido no braço e levado à Santa Casa. Ninguém foi preso.

    A secretaria acrescenta que “a GCM não compactua com irregularidades e que apura rigorosamente todas as denúncias e, caso constatadas ações irregulares, serão aplicadas as sanções previstas, junto a Corregedoria”.

    (Publicado por Fábio Munhoz. Com informações de Letícia Cassiano)