Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cidade do Rio de Janeiro confirma segundo caso da variante Ômicron

    Paciente é brasileira, moradora de Nova York, e chegou ao Brasil no dia 17 de dezembro

    Brasileira de 27 anos, moradora de Nova Iorque, foi a segunda paciente diagnosticada com Ômicron na capital fluminense
    Brasileira de 27 anos, moradora de Nova Iorque, foi a segunda paciente diagnosticada com Ômicron na capital fluminense REUTERS/Dado Ruvic

    Camille CoutoElis Barretoda CNN

    Rio de Janeiro

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro confirmou nesta segunda-feira (3) o segundo caso por infecção de Covid-19 da variante Ômicron na capital fluminense. A paciente é uma brasileira, de 23 anos, moradora da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil no dia 17 de dezembro.

    A jovem, que estava com um quadro de amigdalite, procurou uma unidade de saúde assim que chegou ao Brasil e foi submetida a um exame RT-PCR para Covid-19 e testou positivo para a doença. A amostra foi enviada para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o resultado do sequenciamento liberado nesta segunda-feira (3), confirmando que se trata da variante Ômicron.

    “A paciente havia tomado duas doses da vacina da Moderna contra a Covid-19, sendo a segunda há mais de seis meses. Ela não tomou dose de reforço. No momento, a paciente já não apresenta mais sintomas”, completa a nota da SMS. A Secretaria investiga ainda outros 180 casos suspeitos da variante na capital fluminense.

    De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, o estado investiga 201 amostras positivas de Covid-19 suspeitas de serem da Ômicron. Dessas, 159 foram coletadas por unidades municipais de Saúde e serão sequenciadas por laboratório credenciado da Fiocruz. Segundo a SES, a previsão é de que o resultado saia até a próxima quinta-feira (7).

    Segundo levantamento da CNN, o Brasil já registra 441 casos confirmados da variante Ômicron, e investiga outros 654 casos suspeitos. Os estados de Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, e o Distrito Federal já registram transmissão comunitária pela variante.

    (Com informações de Giovanna Bronze, Carolina Figueiredo, Julyanne Jucá, Giulia Alecrim)