Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Campanha do Ministério da Justiça quer coletar DNA para encontrar desaparecidos

    Pasta irá coletar material de familiares para cruzar com Banco Nacional de Perfis Genéticos

    Montagem com fotos de pessoas desaparecidas
    Montagem com fotos de pessoas desaparecidas Foto: Reprodução/MJSP

    Pedro Teixeira, da CNN em Brasília

    Com o objetivo de auxiliar a identificação de pessoas desaparecidas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta terça-feira (25), em um evento na sede do órgão em Brasília, a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. 

    O ministério resolveu utilizar a estratégia que já é bem sucedida em outros países, e entre os dias 14 e 18 de junho vai coletar materiais biológicos de familiares de pessoas que estão sendo procuradas. 

    O principal objetivo desta ação é poder cruzar as informações genéticas com o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BBPG). 

    “A busca e localização de pessoas desaparecidas é uma questão urgente. Precisamos dar uma resposta para as milhares de famílias que vivem esse drama diariamente”, afirmou o ministro da pasta, Anderson Torres. 

    Os parentes deverão procurar o local indicado por cada uma das secretarias estaduais de segurança, nas 27 unidades da federação, onde fornecerão dados e o DNA para facilitar as buscas. 

    O Brasil tem, hoje, 57 mil boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas e não localizadas. Somente nos últimos dois anos, foram 22 mil novos boletins. 

    É possível conferir mais informações no site do ministério