Calor: Rio registra sensação térmica de 47,2°C neste sábado
Sensação foi marcada em Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 9h20, segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura
O sol forte e o calor deixaram as praias lotadas neste sábado (11) no Rio de Janeiro. Não tinha como ser diferente com as altas temperaturas registradas nos termômetros da cidade e com a a sensação térmica ainda mais elevada. Segundo o Sistema Alerta Rio, a maior sensação térmica foi de 47,2ºC, sentida em Guaratiba, na zona oeste, às 9h20.
Com previsão inicial de temperatura máxima de 36ºC, de acordo com o Climatempo, o calor foi superado em alguns bairros.
Vídeo: Calor extremo no Brasil é resultado de “empilhamento de fenômenos”, diz especialista
A temperatura mais alta do dia foi alcançada em Irajá, na zona norte, que marcou 39,3ºC às 15h40, ainda de acordo com o Alerta Rio. Já a mínima foi ao longo da madrugada, quando os termômetros chegaram a 19,1ºC às 2h15 na estação Alto da Boa Vista, entre as zonas oeste e norte.
Para tentar aliviar o calor, cariocas e turistas aproveitaram o vento que refrescava um pouco o Aterro do Flamengo, na Zona Sul.
Um dos frequentadores do local, cartão-postal da cidade com vista para o Pão de Açúcar, teve uma ideia criativa para curtir a folga de sábado: ele estendeu uma rede na sombra e aproveitou o descanso ao lado da esposa e do cachorrinho do casal.
Quem não conseguiu desfrutar de tanto conforto teve que encontrar outras formas para se refrescar e se proteger: consumo de água de coco ou do tradicional mate carioca, banho de mar, guarda-sol, boné e muito protetor solar.
A atuação de um sistema de alta pressão manteve o tempo estável sobre a cidade do Rio de Janeiro neste sábado, com céu parcialmente nublado em alguns pontos, mas predominantemente claro ao longo do dia. Não houve registro de chuva e os ventos ficaram fracos a moderados.
Por causa do calor excessivo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta laranja para o Rio, que significa muito perigo em relação ao calor. O Ministério da Saúde recomenda o uso de roupas leves e que não retenham muito calor, além da diminuição dos esforços físicos e o repouso frequente em locais com sombra, e que sejam frescos e arejados.
Além disso, em veículos sem ar-condicionado, o ideal é deixar as janelas abertas. Crianças e animais também não devem ser deixados em veículos estacionados.
A partir deste domingo (12), haverá a atuação de um sistema de alta pressão que vai manter o tempo estável sobre a cidade. Não há previsão de chuva e as temperaturas permanecerão estáveis e elevadas, com máxima de 41ºC, segundo o Alerta Rio.
Além do calor, é necessário um cuidado especial com a umidade relativa do ar, que poderá apresentar valores entre 12% e 20% no período da tarde em alguns pontos da cidade. O nível ideal para o organismo humano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), gira entre 40% e 70%.