Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cabeça de babuíno e ratos empalados são apreendidos pelo Ibama no Aeroporto de Guarulhos

    Segundo o Ibama, materiais podem introduzir doenças no país porque chegou sem a documentação necessária

    Operação do Ibama contou com o auxílio do Ministério da Agricultura
    Operação do Ibama contou com o auxílio do Ministério da Agricultura Ibama

    Flávio IsmerimNaira Ziteida CNN

    São Paulo

    O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, na terça-feira (19), diversas partes e membros de animais, incluindo uma cabeça de babuíno e ratos empalados, no Aeroporto de Guarulhos.

    A ação faz parte da Operação Hermes, em que o Ibama atua em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Receita Federal. Um nigeriano e um chinês foram autuados ao tentar entrar no Brasil com materiais de origem animal sem parecer técnico favorável ou licença ambiental.

    Segundo o instituto, parte do material apreendido tem alto potencial de introdução de doenças no país, já que chegou in natura e sem documentação de origem que comprove a segurança.

    Além da cabeça de babuíno e dos ratos empalados, também foram encontrados frascos com bile de urso e cabeças de aves diversas. A operação também apreendeu mais de 11.000 peixes ornamentais no terminal de cargas de Guarulhos que seriam exportados para Taiwan sem documentação.

    Em outra frente, os fiscais interceptaram diversos envios dos Correios para países como Estados Unidos, França e Espanha. Dentre os itens encontrados, destacam-se 15 kg de bexigas natatórias e artesanato feito com penas de araras e papagaios, dentes de onça, jacaré e cateto, crânios de jacaré e rabo de raia.

    Em nota, o Ibama afirmou que todo o material apreendido foi encaminhado para destruição.

    Veja mais: Ibama sobrecarregado pode atrasar obras do novo PAC

    FOTOS – Veja imagens da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo