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    Bradesco reporta falhas nos canais digitais após apagão cibernético global

    Pane afeta aeroportos, empresas de mídia e bancos em todo o mundo

    Da CNN

    Em nota enviada à CNN na manhã desta sexta-feira (19), o Bradesco reportou que sofre as consequências do apagão cibernético global.

    De acordo com o banco, os canais digitais da empresa estão indisponíveis. “Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível”, diz o comunicado.

    A empresa informou também que os terminais de autoatendimento, como os caixas eletrônicos, funcionam normalmente.

    O Nubank disse que seus serviços operam normalmente, porém há um impacto no canal de atendimento aos clientes. Segundo a empresa, as interações estão levando um tempo maior que o habitual.

    Em nota, o Banco do Brasil afirmou que todos os seus canais funcionam normalmente. Também não foram afetados o Itaú Unibanco, o Santander, a Caixa o BTG Pactual.

    A CNN procurou os principais bancos brasileiros e aguarda retorno. Empresas de mídia e de transporte por aplicativo também foram consultadas. A reportagem aguarda retorno.

    Transporte aéreo

    Companhias relatam que podem haver atrasos pontuais em voos no Brasil.

    A Gru Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ainda apura possíveis consequências do apagão cibernético. Até o início d amanhã, o painel de voos do aeroporto não apresentava anormalidades. Os voos seguiam previstos.

    O Riogaleão, aeroporto internacional do Rio de Janeiro, opera normalmente, de acordo com a concessionária.

    As principais companhias aéreas dos EUA ordenaram escalas em terra na sexta-feira (19), alegando problemas de comunicação, enquanto outras operadoras, empresas de mídia, bancos e empresas de telecomunicações em todo o mundo também relataram que falhas no sistema estavam interrompendo suas operações.

    American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos menos de uma hora depois que a Microsoft disse que resolveu a interrupção dos serviços em nuvem que afetou várias operadoras de baixo custo.

    Especialista em cibersegurança diz que “impacto global é enorme”

    A professora Jill Slay, presidente SmartSat para segurança cibernética da Universidade do Sul da Austrália, disse que o “impacto global” da grande interrupção global é “enorme”, mas que era “muito cedo para tirar conclusões” sobre o que a causou.

    “Há atualmente uma grande interrupção técnica global que afeta várias empresas e serviços”, disse Slay.
    “Alguns atribuem isso aos serviços de segurança oferecidos pela CrowdStrike. Outros atribuem isso à Microsoft ou à Amazon. As autoridades e a indústria estarão monitorando, mas nesta fase é muito cedo para tirar conclusões.”

    Slay disse que a interrupção “pode facilmente ser resultado de configuração incorreta por uma dessas empresas ou de ‘interferência’ entre produtos.

    “É possível que haja uma violação de segurança, mas para mim isso é instintivamente improvável”.

    (Com informações da Reuters)

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