Bombeiros fazem buscas por pescadores que desapareceram em Ilhabela
Embarcação com três ocupantes virou na sexta-feira (19); um dos homens foi encontrado morto
O Grupamento Marítimo de Bombeiros (GBMar) retomou na manhã desta segunda-feira (22) as buscas por dois pescadores que estão desaparecidos após a embarcação em que estavam virar e lançá-los ao mar em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, na última sexta-feira (19). Um dos pescadores foi encontrado morto no sábado (20).
Segundo os Bombeiros, as buscas foram iniciadas após a caseira do imóvel onde os homens estavam hospedados informar que eles tinham saído por volta das 15h em uma pequena embarcação de alumínio, e até às 21h ainda não haviam retornado à residência.
A caseira também informou que escutou gritos de uma embarcação sem iluminação no mar e, após isso, avistou uma pessoa nas pedras perto das proximidades da costeira de acesso a um restaurante no sul de Ilhabela.
As equipes foram ao local, porém devido a falta de iluminação e às condições adversas do mar, não conseguiram enxergar nada, regressarando à base.
Durante o deslocamento das equipes, no sábado (20) , a solicitante informou que um corpo foi visto na costeira próxima à residência.
Os Bombeiros foram até o local informado, onde localizaram e retiraram o corpo de um homem inconsciente e sem sinais vitais. Ele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba. Posteriormente, os Bombeiros confirmaram se tratar de Tsuyoshi Yamaguti, de 65 anos, um dos ocupantes do barco.
No mesmo dia, o Grupamento Marítimo de Bombeiros (GBMar) iniciaram as buscas, ainda que muito prejudicada devido às condições de marés, ventos e visibilidade desfavoráveis, para encontrar os outros dois homens. Eles foram identificados como Tairon de Almeida, de 33 anos, e Albino Yoshimassa, de 71 anos.
Os Bombeiros localizaram três mochilas e o motor da embarcação. As buscas pelos dois desaparecidos seguem.
(*Sob supervisão de Carolina Figueiredo)