Bombeiros combatem chamas no Edifício Andraus, palco de grande incêndio em 1972
Segundo Corpo de Bombeiros, a ocorrência não deixou feridos
Um incêndio, de pequena proporção, atingiu uma academia localizada na área térrea do Edifício Andraus, na República, região central de São Paulo, na noite desta terça-feira (24). O prédio já foi palco de um dos incêndios classificados entre os piores já ocorridos no estado de São Paulo.
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o acionamento para uma ocorrência de incêndio no local foi recebido por volta das 18h20. Inicialmente, cerca de 15 agentes da corporação e seis viaturas foram encaminhadas imediatamente para o prédio comercial.
Ao chegarem ao local, havia muita fumaça. Ao averiguarem as possíveis causas do incêndio, os bombeiros confirmaram que um curto-circuito no shaft da academia, espécie de abertura vertical que dá acesso a tubulações, dutos, sistemas de ventilação, entre outros componentes.
Não houve vítimas. Ainda de acordo com o bombeiros, apenas uma pessoa no local teria inalado fumaça, mas deixou o edifício posteriormente por conta própria.
Por volta das 20h, o fogo foi extinto e a situação controlada pelos agentes. A Defesa Civil de São Paulo também chegou a ser acionada ao local, assim como a Comgás.
Em nota, a distribuidora de gás natural atuante no estado informou que foi acionada pela corporação para interromper o fornecimento de gás no edifício.
Uma equipe da empresa teria chegado ao local por volta das 19h12. Segundo eles, o incêndio, iniciado no vestiário da academia, não teria ligação com o sistema de distribuição de gás natural do prédio.
Palco de grande incêndio no passado
Há 52 anos, em 1972, o Edifício Andraus, localizado próximo à Praça da República, foi palco de um dos incêndios classificados entre os piores já ocorridos no estado de São Paulo.
Na ocasião, 16 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas. Uma sobrecarga do sistema elétrico da construção teria causado o incêndio à época.
Além do prédio, outros cinco edifícios próximos ao local também foram atingidos pelas chamas.
Depois de passar por uma grande reforma, o Edifício Andraus foi reinaugurado e segue em funcionamento até hoje.
*Sob supervisão de Bruno Laforé