Bolsonaro diz que geradores retomaram energia em pontos estratégicos do Amapá
O presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) disse ter garantido junto ao MME o fornecimento de energia equivalente a 70% da energia
Nesta sexta-feira (6), no mesmo dia em que o governo do Amapá decretou estado de emergência em 13 dos 16 municípios do estado, pela falta de energia elétrica iniciada na terça-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manifestou sobre o assunto. Segundo o presidente, o Exército e a Marinha já restabeleceram a energia em “pontos estratégicos” com geradores próprios e uma operação está em curso para normalizar a situação de por volta de 60% da necessidade do estado ainda nesta sexta.
“Desde o primeiro momento, o Exército brasileiro e a Marinha do Brasil foram acionados e, com geradores próprios, restabeleceram a energia em pontos estratégicos. No momento, quase 23h de 6 de novembro, nossa equipe está fazendo a filtragem do óleo contaminado que refrigera o terceiro transformador, aproximadamente 46 mil litros, que será concluída ainda hoje”, declarou o presidente em vídeo postado na página do Twitter do Ministério de Minas e Energia (MME).
Leia também:
Ministro diz que energia no Amapá voltará totalmente em até 10 dias
Amapá decreta estado de emergência em 13 cidades; MPF apura responsabilidades
“O óleo estando em condições, após o teste, o transformador será posto em funcionamento. Entrará em operação paulatinamente. Dessa forma, em torno de 60% da necessidade do estado deverá ser atendida até as 24h de hoje. Para suprir a lacuna energética, geradores termelétricos serão utilizados pela Eletronorte. Logo após a meia-noite, as nossas equipes, se reunirão para que outras medidas possam ser tomadas. O abastecimento de água já foi normalizado e todos os hospitais estão com energia”, completou Bolsonaro.
Durante o dia, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), portaria que autoriza a contratação, “de forma célere, excepcional e temporária” de geração de energia elétrica no montante de até 150 MW, no Amapá, por até 180 dias ou em prazo inferior, quando houver reconhecimento pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) de condição satisfatória de atendimento ao Estado.
De aordo com a medida, a Eletrobras Eletronorte providenciará a contratação, inicialmente, de 40 MW de geração de energia elétrica.
Nesta sexta, o presidente do Senado e parlamentar amapaense, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse ter garantido junto ao MME o fornecimento de energia equivalente a 70% da energia total do estado.
“Acabamos de garantir junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) 150 MW de energia, em caráter emergencial, para socorrer a população do nosso Amapá. Isso equivale a quase 70% do total do Estado. Estou dedicando todo o meu tempo para solucionar, o quanto antes, esse problema”, escreveu o senador nas redes sociais.