Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bilheterias da CPTM e Metrô seguem funcionando parcialmente até dia 22

    Substituição das bilheterias tradicionais faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento nos transportes iniciado em setembro de 2019

    Quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel nas bilheterias físicas poderá utilizar normalmente nas catracas
    Quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel nas bilheterias físicas poderá utilizar normalmente nas catracas Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    Rafaela LaraJulyanne Jucáda CNN em São Paulo

    As bilheterias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo seguirão funcionando parcialmente até o dia 22 de outubro. A decisão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos foi tomada após o anúncio de volta às aulas presenciais obrigatórias para 100% dos alunos do estado.

    A CPTM e o Metrô iniciaram o encerramento gradual das bilheterias físicas nas estações na última sexta-feira (8). A partir do dia 22 de outubro a terceira etapa do plano piloto de substituição das bilheterias físicas nas estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM.

    Mesmo com o adiamento, a expectativa de fechamento das demais bilheterias físicas segue sendo até o final de 2021.

    A substituição das bilheterias tradicionais faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento nos transportes iniciado em setembro de 2019.

    Além da opção de compra do bilhete para embarque nas máquinas de autoatendimento (ATM) e nos estabelecimentos comerciais parceiros, a secretaria incentiva que o cidadão adquira o hábito de comprar sua passagem por meios digitais antes de chegar na estação.

    Como comprar bilhetes do Metrô e CPTM?

    O bilhete unitário digital, que substituirá o físico, poderá ser comprado pelo aplicativo chamado TOP, que funciona com um “QR Code”.

    A passagem pode ser adquirida tanto em aplicativo de celular quanto impresso nas máquinas de autoatendimento nas estações do Metrô e da CPTM. A modalidade está disponível desde dezembro de 2020.

    A secretaria de Transportes Metropolitanos trabalha no credenciamento de estabelecimentos fora das estações para a venda dos bilhetes. Atualmente, são cerca de 2 mil estabelecimentos em São Paulo e na Região Metropolitana, segundo a STM.

    Onde comprar os bilhetes:

    WhatsApp oficial TOP (11 3888-2200)

    Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: PIX

    Aplicativo TOP (Android e IOS)

    Forma de pagamento: Crédito, Débito (consulte no app as bandeiras aceitas)

    Máquinas de Autoatendimento (ATM)

    Forma de pagamento: Débito

    Estabelecimento Comerciais Parceiros

    Forma de pagamento: Débito, Crédito, Dinheiro (consulte no local a forma aceita)

    Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop.com.br e são sinalizados com materiais de comunicação “Aqui tem TOP”.