Base de estratégia para combater desmatamento é a informação, diz membro do Ipam
André Guimarães afirmou à CNN que declarações das autoridades brasileiras sobre o tema são preocupantes
Em entrevista à CNN, o diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Guimarães, afirmou que a base estratégica para combater o desmatamento é a informação. Por isso, o especialista demonstrou preocupação com recentes falas de autoridades do país sobre o tema, como feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“É preocupante ver as maiores autoridades responsáveis por combater o desmatamento e por zelar pelo meio ambiente do Brasil desinformadas e sem acesso a informações, como eles estão dizendo, sobre o que está se passando na Amazônia”, disse Guimarães.
“A base de uma estratégia de coibir a criminalidade que domina grande parte desse desmatamento é a inteligência, é a informação.”
Nesta sexta-feira (19) Bolsonaro fez uma live nas redes sociais e voltou a dizer que a “Floresta Amazônica não pega fogo”. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento da Amazônia atingiu a marca de 13.235 quilômetros quadrados entre 1 de agosto de 2020 a 31 julho de 2021, alta de 21,97% na comparação com o ano passado.
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse que o governo ainda está analisando os dado. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente afirmou em nota publicada que o desmatamento registrado no local nesse período não reflete as ações de preservação recentes do governo federal.
(*supervisionados por Elis Franco)