Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bares lotados são interditados no fim de semana no Rio de Janeiro

    Apesar de operações semanais de fiscalização da prefeitura, flagrantes continuam recorrentes

    Bar lotado é interditado no Rio de Janeiro
    Bar lotado é interditado no Rio de Janeiro Reprodução

    Thayana AraújoPauline Almeidada CNN no Rio de Janeiro

    A Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro interditou, na noite deste domingo (29), três bares que descumpriram protocolos sanitários no bairro de Campo Grande, o mais populoso da cidade, na zona oeste da capital.

    As razões aparecem nas imagens dos flagrantes: aglomeração e falta de uso de máscara. Em vídeos cedidos pela prefeitura é possível ver pessoas consumindo bebida alcoólica em pé, o que é proibido por decreto municipal.

    “Nos bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres fica permitido o consumo apenas para clientes sentados, com distanciamento mínimo de 1,5 m entre cada conjunto composto por mesa e cadeiras, limitado a oito ocupantes”, diz um dos artigos do decreto municipal em vigor.

    Se somarmos os frequentadores dos três bares interditados, o saldo é de 1.050 pessoas aglomeradas em uma única região da cidade. Um deles chegou a registrar 500 presentes.

    A música ao vivo é permitida, mas as pessoas precisam estar sentadas, com o uso de máscara obrigatório e distanciamento entre as mesas, destinado à circulação de pessoas. Os três bares foram interditados e as pessoas orientadas a deixar os locais.

    As ações foram realizadas após o trabalho do setor de inteligência da Seop-Rio e de denúncias enviadas pela população de que os bares funcionavam lotados, com capacidade esgotada e público aglomerado. Apesar de operações semanais de fiscalização da prefeitura, flagrantes continuam recorrentes.

    A cidade tem hoje 96% de ocupação de leitos de UTI para Covid -19. O Rio de Janeiro é o estado com mais casos da variante Delta, com 511, e boa parte deles se concentra na capital.