Bairro do Rio de Janeiro tem índice negativo de isolamento social na pandemia
Com circulação livre, aterro do Flamengo atrai pessoas de outras regiões
O bairro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, registrou o menor índice de isolamento social na pandemia. No sábado, o saldo ficou em -10% e no domingo em -9%. O índice negativo significa que população fora do isolamento do bairro aumentou para além dos moradores da região.
Uma das causas prováveis é o aterro do Flamengo. O trânsito de carros é fechado e muitas pessoas aproveitam para passear, passar o dia no gramado, praia do Flamengo e fazer atividades físicas. É uma opção de lazer para além da praia.
Leia também:
Dia quente movimenta praias do Rio de Janeiro
Pelo menos 12 escolas particulares do Rio têm casos de Covid-19
A circulação no aterro é livre, sem restrições no decreto municipal sobre flexibilização na capital fluminense, ao contrário das praias, por exemplo, que têm a permanência na areia vetada. A maioria das pessoas usava máscara.
Os dados são aferidos por câmeras espalhadas pela cidade que contam o número de pessoas. 100% representa a totalidade das pessoas em casa e, portanto, 0% das pessoas na rua. Em todo o Rio, o isolamento no domingo era de 46% às 11h30 da manhã.
O clima com pouco sol e calor afastou o carioca das praias que, num geral, estavam mais vazias. A temperatura máxima prevista para domingo é de 26°. A semana promete mais dias nublados e clima ameno no Rio.
Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de domingo, a prefeitura do Rio multou 11 bares e restaurantes por promoverem aglomeração na Rua Dias Ferreira, no bairro do Leblon na zona sul da capital.