B3 lança programa para promover inclusão racial na diretoria de empresas
À CNN Rádio, a gerente de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Diversidade da B3, Manuela Alves, explicou que mecanismo é “indutor de boas práticas”
A B3, em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, lançou o Programa de Equidade Racial em conselhos.
O projeto tem como objetivo ampliar a presença de pessoas negras em cargos de altas instâncias decisórias das companhias.
Para isso, haverá 13 aulas ministradas por professores dos institutos, em uma turma de 30 alunos, para a capacitação em itens como Compliance e Ética.
Um levantamento entre as 73 companhias que participaram do processo seletivo do ISE B3 em 2021 apontou que cerca de 80% dessas empresas responderam ter entre 0 e 11% de pessoas negras em cargos de diretoria e C-level.
À CNN Rádio, no CNN no Plural, a gerente de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Diversidade da B3 Manuela Alves afirmou que esses dados mostram a falta de representatividade.
“Na B3, temos um ‘duplo chapéu’ de diversidade e inclusão, olhamos enquanto companhia; e, como Bolsa de Valores, induzimos o mercado com boas práticas.”
O programa, segundo ela “é uma dessas respostas”, para atuar justamente como “indutor” dessa inclusão.
“O mecanismo ‘pratique ou explique’ não é exigência, as empresas poderão se adequar mostrando na prática, com executivos minorizados dentro do conselho ou diretoria, ou mostram o plano de como chegarão lá.”
Manuela destaca que “nos últimos anos o Brasil tem avançado na questão governança das empresas” e prova disso é esta iniciativa.
Os 30 participantes da primeira turma foram selecionados a partir de indicações da B3, IBGC e Iniciativa Empresarial, como organizadores, e das empresas patrocinadoras do programa.
*Com produção Isabel Campos