Auxílio emergencial, nova variante de coronavírus e mais de 14 de dezembro
Assista ao 5 Fatos Noite apresentado pela âncora da CNN Carol Nogueira
O projeto de lei que propõe prorrogação do auxílio emergencial até março de 2021 e a identificação de uma nova variante do novo coronavírus que se espalha mais rápido estão entre os destaques do 5 Fatos Noite desta segunda-feira, 14 de dezembro de 2020.
Uso emergencial
A Anvisa estabeleceu que a análise de pedidos de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 será feita em até 10 dias. A liberação de um imunizante depende da realização dos ensaios clínicos no Brasil e do fornecimento de dados à agência, que afirma ainda não ter recebido solicitações para uso emergencial.
Medida suspensa
O ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a alíquota zero para importação de revólveres e pistolas. A isenção, que passaria a valer no dia 1º de janeiro, havia sido definida na semana passada pela Câmara de Comércio Exterior, que é subordinada ao Ministério da Economia.
Auxílio emergencial
Um projeto de lei no Senado propõe prorrogação do auxílio emergencial até março de 2021 – no valor de R$ 300. O governo estima que a extensão do benefício vai custar R$ 67,6 bilhões. A aprovação do pagamento depende de maioria na Câmara e no Senado.
Vacina de Oxford
O Brasil terá 30 milhões de doses da vacina de Oxford até fevereiro e deve terminar 2021 com 210 milhões de doses do imunizante. A expectativa é da presidente da Fiocruz. A vacina inglesa tem eficácia média de 70%.
Nova variante do vírus
O Reino Unido identificou uma nova variante do coronavírus, que se espalha mais rápido. Mais de mil casos de uma nova cepa do vírus foram identificados nos últimos dias na Inglaterra. A afirmação é do ministro da Saúde britânico.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br