Aumento na conta de luz, voucher para caminhoneiros e mais de 21 de junho
Aneel aprovou novos valores de bandeira tarifária para energia elétrica; em meio à alta nos combustíveis, governo federal pretende anunciar auxílio aos motoristas de caminhão
O aumento da bandeira tarifária da conta de luz pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a proposta do governo federal para a criação de um voucher para caminhoneiros estão entre os destaques desta terça-feira (21).
Aneel aumenta bandeira tarifária
A diretoria da Aneel aprovou novos valores de bandeira tarifária, montante que é cobrado de forma adicional na conta de luz de acordo com as dificuldades de geração de energia. A proposta aprovada traz aumentos da ordem de 60% nos valores das bandeiras tarifárias amarela e vermelha 1.
Governo propõe voucher para caminhoneiros
Com aval da equipe econômica, o Palácio do Planalto trabalha na modelagem de um voucher para caminhoneiros e no aumento do vale-gás. O plano é colocar na rua os dois benefícios como resposta do governo à alta dos combustíveis. Os valores ainda estão sendo estudados. Mas, para o voucher a caminheiros, está em avaliação a quantia de R$ 400 por mês até o fim do ano.
Bolsonaro investigado por gastos em motociata
O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviou para o Ministério Público Eleitoral um pedido apresentado pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja investigado pelo suposto uso de dinheiro público para fazer propaganda eleitoral antecipada. O congressista questiona os gastos de Bolsonaro em 15 de abril, data em que foi realizada uma motociata em apoio ao presidente em São Paulo.
Juíza deixa caso de criança vítima de estupro
A juíza Joana Ribeiro Zimmer não está mais a frente do caso da menina de 11 anos que engravidou após um estupro, em Santa Catarina, e está sendo impedida de realizar um aborto. Zimmer foi promovida no dia 15 de maio, deixando o caso na última sexta-feira para começar a atuar no município de Brusque. O caso ganhou repercussão após uma reportagem mostrar que a juíza chegou a perguntar à vítima, durante uma audiência, se ela “suportaria ficar mais um pouquinho” grávida e se o “pai do bebê concordaria com a entrega para adoção”.
Ucrânia usa mísseis doados pelo Ocidente
Forças ucranianas reivindicaram na semana passada seu primeiro uso bem-sucedido de mísseis antinavio Harpoon doados pelo Ocidente para engajar forças russas. A guerra entrou em uma fase de atrito brutal nas últimas semanas, com os russos se concentrando em partes do Donbass controladas pela Ucrânia, que a Rússia reivindica em nome dos separatistas.