Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Arthur Lira sugere fundo para prevenção a situações de catástrofes

    O presidente da Câmara dos Deputados falou que o legislativo irá estudar medidas específicas que facilitem recursos aos estados em siuação de catástrofre

    Municípios no sul da Bahia estão sendo atingidos por fortes chuvas desde o início do mês
    Municípios no sul da Bahia estão sendo atingidos por fortes chuvas desde o início do mês Isac Nóbrega/PR

    Ingrid Oliveirada CNN

    São Paulo

    Após uma reunião com a bancada da Bahia, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse em entrevista coletiva que as medidas que estão sendo tomadas no estado, por conta das enchentes, são paliativas e sugeriu um fundo para prevenção e reconstrução das cidades em situação de catástrofre.

    “Esse primeiro momento é de salvar a vida das pessoas, de acomodar, alimentar e tratar. Num segundo momento, é hora de fazer um levantamento dos estragos, dos prejuízos que as chuvas causaram.” 

    Lira ressalta a importância de ações futuras para que haja um fundo específico de prevenção nas situações de catástrofe.  

    “Estamos analisando que tipo de medidas a gente pode fazer para propor ao Brasil que tenhamos um fundo específico para que, nesse momento, os recursos cheguem sem burocracia.” 

    O presidente da câmara também aponta que a bancada da Bahia, prefeitos, governadores e comunidade, discutiram que as ações e resgate devam ser feitos com menos burocracia.  

    “Nós deveremos ter outras ações do governo federal para dar atendimento pleno. E um pleito da bancada da Bahia, é de que isso seja desburocratizado para que isso chegue o mais rápido possível para que o estado tenha sua normalidade o mais breve.” 

    Segundo Lira, “num momento de catástrofe, os recursos devem chegar de maneira mais rápida”. 

    O deputado aponta que desastres naturais não são previsíveis e que a ajuda aos estados deve ser imediata. 

    “Todas as medidas legislativas, a Câmara dos Deputados, junto com a bancada da Bahia, com outros parlamentares, com o governo federal, estarão solícitos a fazer qualquer mudança legislativa que minimize a burocracia brasileira.” 

    Questionado sobre a urgência dos atendimentos. Lira disse que “todas as medidas que têm que ser feitas imediatamente são por parte do poder executivo”, segundo ele, “o legislativo facilita e execução.” 

    Arthur Lira diz que “o momento agora é de salvar vidas, acolher as pessoas que foram atingidas pela catástrofe.” Ele também fala em reconstruir cidades perdidas e prevenir essas situações.  

    “Muitas coisas podem ser ajeitadas se a gente tiver um programa permanente de reconstrução e prevenção. E para isso, as medidas legislativas devem ser estudadas para ver de que maneira podemos ajustar no orçamento [por conta do teto de gastos].” 

    O presidente da Câmara diz essas medidas irão começar a ser discutidas no começo de fevereiro, quando os deputados voltam do recesso.  

    “Estamos muito sensibilizados com o que está acontecendo lá. Tudo que for emergencial o governo federal fará. Para essas coisas sempre tem que ter saída, estamos falando de vida, de catástrofe.”