Após pandemia, Jogos dos Povos Indígenas voltam a ser disputados em MG
Na edição de 2024, devem participar da competição cerca de 1.000 atletas indígenas de 22 aldeias e 13 municípios
Após paralisação por causa da pandemia da Covid-19, os Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais voltarão a ser disputados neste ano.
Na edição de 2024, devem participar da competição cerca de 1.000 atletas indígenas de 22 aldeias e 13 municípios, representando etnias como Kaxixó, Krenak, Maxakali, Mucuri, Pataxó, Xakriabá e Xukuru-Kariri.
Os jogos contam com oito modalidades esportivas, sendo que cada categoria será premiada com um troféu confeccionado pelos indígenas da aldeia anfitriã, Pataxó.
Para a coordenadora de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado de Educação, Anne Vaz, os jogos representam um momento importante para todos os povos, pois promovem a integração, o intercâmbio de saberes e a união entre essas diversas etnias.
“Nos jogos indígenas os povos interagem e compartilham conhecimentos, promovendo não apenas competições esportivas, mas também enaltecendo a riqueza da cultura indígena. É relevante também destacar a diversidade de participantes. Encontramos famílias inteiras envolvidas, desde os anciãos, homenageados na abertura, até as crianças, mulheres, homens e jovens indígenas”, observa a coordenadora.
O evento é realizado desde 2012, mas não havia sido realizado desde a pandemia de Covid-19.
Além da prática esportiva, os jogos destacam a cultura indígena de outras maneiras, através da feira de artesanato, apresentações culturais e ainda um desfile, que abrilhantou o encerramento do primeiro dia de competição.
Modalidades
As oito modalidades disputadas são:
- Arco e Flecha
É montado um alvo com distância de 30 metros do guerreiro. O competidor que acertar o alvo mais vezes em três chances será o campeão. Na modalidade feminina, a distância será de 15 metros. - Arremesso de Lança
Aquele que arremessar a lança em maior distância será o vencedor da prova. - Bodoque
Os atletas terão que acertar o alvo numa distância de 15 metros. São três chances de acerto. Aquele que acertar será o campeão. Caso haja vários acertos, os participantes continuarão a jogar até que apenas um acerte o alvo. - Cabo de Guerra
Uma equipe de cada lado puxa uma corda, buscando arrastar a equipe adversária até seu campo. A equipe que conseguir arrastar o adversário para o seu campo será a vencedora da prova. - Corrida do maracá
A corrida com maracá é composta por no mínimo dez atletas, onde cada um percorre uma distância de 100 metros, sendo 50 metros de ida e 50 metros de volta. Ao retornar, o guerreiro passará o maracá para seu companheiro de equipe, que fará o mesmo percurso. Ganha a equipe que completar a prova em menos tempo. Para as mulheres, a corrida será de 50 metros, sendo 25 metros de ida e 25 metros de volta. Lembrando que não é permitido que o maracá caia. - Derruba o toco
É montado um círculo com diâmetro de 3 metros, onde todos os guerreiros lutarão. Não é permitido o uso de violência e o guerreiro que utilizar golpes distintos do “agarramento” será desclassificado. O campeão será aquele que conseguir forçar o seu adversário a derrubar o toco. A equipe vencedora será a que conseguir somar o maior número de vitórias. - Futebol
As regras do futebol são as mesmas aplicadas no futebol convencional. - Zarabatana
De posse da Zarabatana, os homens tentarão acertar o alvo na distância de 15 metros. As mulheres tentarão acertar o alvo na distância de 7 metros.