Após domingo chuvoso, sol e calor voltam ao Rio na segunda
As temperaturas vão variar entre 19° e 34° em um dia com sol entre nuvens e chuvas isoladas
O refresco veio após o recorde de calor na primavera. Neste domingo, os termômetros não passaram dos 25 graus em um dia nublado e com chuvas fracas na capital fluminense. Essa combinação afastou os banhistas da orla.
No entanto, na segunda, as temperaturas devem voltar a subir. A previsão é que variem entre 19 e 34 graus em um dia com sol entre nuvens e chuvas isoladas.
Nada comparado à sexta-feira, quando os termômetros chegaram a marcar 43,6 graus, com sensação térmica de quase 50 graus.
Leia também:
Calor e frio: como a temperatura é medida na cidade de São Paulo?
Com 37,8°C, BH bate recorde histórico de calor em 110 anos
Para se ter uma noção do que o carioca enfrentou nos últimos dias, as chapas de alguns restaurantes aquecem os alimentos a 50 graus.
O meteorologista Wanderson Luiz explica que a sensação térmica é função da temperatura real, da umidade do ar e da velocidade do vento.
“Aqui no Rio o calor costuma ser piorado pela combinação do perímetro urbano com a umidade que vem do mar. Quando a umidade está um pouco mais alta, o suor da pele não evapora com facilidade, o que ajudaria a amenizar a sensação de calor do corpo. Por isso parece que está mais calor, ainda mais na ausência de vento”, explicou.