Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após ataque de suposta onça, cachorra passa por cirurgia para reconstrução facial; veja como ela está

    Cirurgia demorou quatro horas e foi bem-sucedida; animal deverá receber alta em duas semanas, diz veterinário

    Yasmin Oliveirada CNN* , em São Paulo

    Após sofrer um ataque de uma suposta onça-parda, a cadela Nega, da raça rottweiler, passou por uma cirurgia de reconstrução facial. O caso ocorreu no último domingo (16) em uma propriedade rural em Palmital (SP), município localizado a cerca de 420 metros da capital paulista.

    Em um vídeo divulgado pelo médico veterinário Nivaldo Sedenho, é possível ver como está a recuperação do animal. Veja:

    O profissional, que atendeu a ocorrência e foi o responsável pela cirurgia, conta que a cadela foi socorrida com uma grave lesão no lado esquerdo da face, onde era possível ver marcas de garras de um felino de grande porte no rosto.

    “A pele apresentava-se descolada havendo incisões paralelas com bordos lisos, característica de lesões causadas por algo cortante.”

    O veterinário explica que, provavelmente, os cortes profundos no rosto da cadela tenham sido causados por uma patada de uma onça-parda, que estaria caçando em seu habitat natural quando se sentiu ameaçada pelos cães e se defendeu. Na ocasião, um cachorro da raça pit-bull morreu. A onça não foi encontrada.

    Apesar de o procedimento na cadela Nega ter sido bem-sucedido, já que houve uma reconstrução no canto da boca do animal e no rosto, o veterinário destaca que mesmo com todo o tratamento há risco de abertura espontânea dos pontos cirúrgicos.

    Ele também pontua que, mesmo com o corte próximo ao olho na cadela, não há o risco de o animal perder a visão. A previsão de alta médica do animal é de, no mínimo, duas semanas.

    * Sob supervisão

    Tópicos