Apagão na Bahia faz passageiros andarem pelos trilhos dos trens
Além dos problemas no metrô, o Elevador Lacerda, famoso ponto turístico de Salvador, também ficou sem funcionar
O apagão que afetou todas as regiões do país nesta terça-feira (15) obrigou passageiros do metrô a saírem dos trens e andarem pelos trilhos em Salvador, na Bahia.
Além dos problemas no na rede metroviária, o Elevador Lacerda, famoso ponto turístico de Salvador, também ficou sem funcionar.
Os serviços de ônibus tiveram um esquema especial para atender a população, e a estimativa é que cerca de 6,5 milhões de imóveis do estado foram afetados pelo apagão.
O apagão
Um apagão atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.
Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. O apagão foi provocado por “separação elétrica”, segundo o ONS.
O Ministério de Minas e Energia informou que a energia foi restabelecida em todo o sistema elétrico nacional às 14h30.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que irá solicitar à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a apuração das causas do apagão ocorrido nesta terça-feira (15) em diversos estados brasileiros. O objetivo, diz o titular da pasta, é apurar “eventuais dolos”.
“Primeiro é que é um sistema altamente sensível, é um sistema que requer planejamento, requer total e completo monitoramento. Tenho absoluta convicção que o ONS [Operador Nacional do Sistema], até por sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, explicou Silveira.
“Eu estou, por se tratar de um setor altamente sensível, além de determinar as apurações devidas ao ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico], pela Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] e pelas nossas vinculadas, estou oficiando ao Ministério da Justiça para que seja encaminhado à Polícia Federal um pedido de instalação de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido além de diagnosticar apenas onde ocorreu”, prosseguiu.