Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Apagão em SP: mais de 940 mil clientes em São Paulo e Guarulhos foram afetados

    Empresas operadoras informaram que o fornecimento foi restanelecido por volta das 20h

    Mariana Grassoda CNN* , em São Paulo

    Mais de 940 mil clientes em São Paulo e Guarulhos foram afetados pelo apagão elétrico, ocorrido depois de uma falha na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, na tarde de ontem (31).

    A falha, que teve início às 17h31, foi sentida por cerca de 650 mil clientes da Enel Distribuição São Paulo na capital e por aproximadamente 292.598 clientes da EDP em Guarulhos.

    De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a interrupção causou a perda de aproximadamente 870 MW de carga. Por nota, o órgão informou que assim que a falha foi identificada, o ONS iniciou uma ação conjunta com os agentes envolvidos para restabelecer a energia nas regiões afetadas. 

    A companhia informou que a recomposição da carga começou às 17h33 e que foi concluída em duas fases: às 19h37 para a EDP-SP e às 19h58 para a Enel-SP.

    A EDP, responsável pelo abastecimento em Guarulhos, informou que 13,5% dos seus clientes foram impactados pela ocorrência. A empresa destacou que, graças a manobras automatizadas de carga, 37% dos clientes afetados tiveram o serviço restabelecido em até dois minutos. 

    Os bairros mais afetados em Guarulhos incluem Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio.

    Segundo a Enel Distribuição São Paulo, a interrupção representou cerca de 8% do total dos clientes na cidade, incluindo as regiões Leste, Norte e Central da capital.

    A distribuidora informou que restabeleceu o fornecimento de energia gradativamente, atingindo a plena normalização por volta das 20h, após a recuperação total das cargas pela transmissora.

    Tópicos