Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anvisa barra dois lotes de ingrediente que pode ter intoxicado cães

    Análise identificou que a substância, presente em petiscos para os animais, estava contaminada com etilenoglicol, composto químico extremamente tóxico quando ingerido

    Marina Toledoda CNN

    São Paulo

    Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, manipulação e uso de dois lotes do ingrediente propilenoglicol da marca Tecno Clean Industrial Ltda. A medida, publicada nesta segunda-feira (12), também determinou o recolhimento dos lotes AD5035C22 e AD4055C21 da substância.

    Os lotes foram analisados preliminarmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e foi detectada contaminação por etilenoglicol, composto químico extremamente tóxico quando ingerido.

    Durante a apuração de óbitos de diversos cães, as ocorrências foram associadas ao consumo de petisco para cachorros fabricado com propilenoglicol com evidências de contaminação por etilenoglicol.

    Ao identificar a possibilidade de distribuição do ingrediente contaminado para fábricas de alimentos de uso humano, o ministério alertou a Anvisa para que a agência pudesse adotar ações relacionadas aos produtos sujeitos a Vigilância Sanitária.

    Portanto, a Anvisa decidiu publicar medida preventiva, proibindo e também determinando o recolhimento dos dois lotes do produto contaminado com etilenoglicol, para evitar que os mesmos sejam utilizados na fabricação de alimentos.